Resultado apurado tem já em conta as novas metas decorrentes da sétima avaliação da troika.

O défice do Estado atingiu os 2704 milhões de euros, no final de Abril, cerca de 1100 milhões de euros acima do que fora registado no final do primeiro trimestre deste ano. O ministro das Finanças ressalvou nesta quinta-feira que, apesar deste agravamento, o valor está 300 milhões de euros abaixo do que está acordado com a troika.

Vítor Gaspar adiantou que o resultado apurado tem já em conta as novas metas decorrentes da sétima avaliação realizada com os parceiros internacionais (Comissão Europeia, Fundo Monetário Internacional e Banco Central Europeu). E acrescentou que o diferencial se explica pela redução face ao previsto da despesa pública e a um aumento da receita de impostos e contribuições que fica “acima do que foi consensualizado”.

Segundo a síntese da execução orçamental apurada até ao final de Abril, divulgada nesta quinta-feira, o saldo global da administração central e da Segurança social foi de -2469 milhões de euros, o que compara com os -1868 milhões de euros apurados no período homólogo de 2012.

Esta evolução, segundo a Direcção-geral do Orçamento (DGO), fica a dever-se, sobretudo, a “encargos acrescidos com a reposição do 13.º mês — chumbado pelo Tribunal Constitucional — , bem como da despesa com subsídio de desemprego e apoio ao emprego”. Do lado da receita, houve “um crescimento positivo, suportado, em particular, pelo crescimento da receita acumulada dos impostos directos de 17,9% e pelo crescimento das contribuições para sistemas de protecção social.”

Fonte: Público

Comentários

comentários