Um depósito de 5.000 euros a um ano rende, em média, apenas 0,3% líquidos, abaixo da inflação esperada. Para evitar rendimentos reais negativos opte pelas melhores ofertas do mercado.

Nesta segunda parte do ano, são já poucos os bancos que mexem significativamente nos preçários das taxas de juro. A realidade é que também já não existe grande margem para cortes, pois a maior parte dos depósitos bancários está a remunerar a taxas próximas de zero, especialmente nas maiores instituições financeiras. Atualmente acompanhamos as propostas de depósitos de 22 bancos. Mas alguns não consideramos nas nossas análises e comparações de depósitos. É o caso do Privatbank, o banco da Letónia que já não tem balcões em Portugal. Esta instituição continua a oferecer depósitos a prazo aos clientes portugueses, com taxas até 1,2% líquidas para prazos entre um a cinco anos. Mas, deixámos de recomendar a abertura de conta e aplicação de poupanças nesta instituição bancária, pois em caso de dificuldades teria que se dirigir à Letónia, o que não era muito prático. Além de apresentarmos o top das melhores taxas atualmente no mercado, damos-lhe algumas regras para evitar más escolhas.

Regra que vale ouro: depósitos sempre acima da Inflação
O principal inimigo das poupanças é a inflação. Ter 5000 euros hoje e 5000 euros dentro de um ano não é exatamente a mesma coisa. Com a inflação, ou seja, a subida generalizada dos preços, os cinco mil euros dentro de um ano permitem-lhe comprar menos bens. O dinheiro perde valor. Esse é o efeito perverso da inflação sobre as poupanças, pelo que é muito importante escolher sempre aplicações que proporcionem rendimento superior a este indicador. Só dessa forma tem a garantia de conseguir realmente valorizar o seu capital. Infelizmente, os menos atentos raramente se preocupam com esta regra e, por isso, é frequente ouvirmos expressões como “o dinheiro vale cada vez menos”.

OriginalSize$2015_10_12_10_51_03_265470Assim, para a parte do património que pretende manter em liquidez, procure sempre as remunerações mais elevadas. Mas o rendimento não é o único critério que deve ter em conta na escolha de um depósito.

Evite prazos muito curtos
O prazo é outro aspeto a ter em conta, especialmente porque está ligado à liquidez, um critério fundamental na escolha de um produto financeiro. Se está a optar por depósitos a prazo é porque necessita de alguma liquidez e não quer correr riscos. Mas nem todos os depósitos têm elevada liquidez. Alguns não permitem mobilização antecipada. Isso é comum com alguns depósitos promocionais ou que pagam os juros antecipadamente, por exemplo. Atualmente, as taxas estão em níveis muito baixos e as previsões indicam que assim se deverão manter durante mais uns meses e talvez até descer um pouco mais. Por isso, é preferível optar por um prazo um pouco maior evitando os mais curtos, como um mês. Além das taxas propostas para este horizonte temporal serem muito baixas, 0,5% no máximo, se optasse por um depósito destes certamente teria que renovar dentro de um mês e a uma taxa ainda mais baixa. Ao optar por um prazo mais longo, por exemplo, seis ou doze meses, está a garantir que no próximo meio ano ou um ano o seu dinheiro fique a render a essa taxa.

Mesmo que o preçário se altere, a taxa que foi contratada quando constitui o depósito não é alterada. Para os prazos de seis e doze meses as melhores propostas são de 1,5% e 1,4% líquidas, respetivamente, no Banco Big e Banco Invest; uma para novos clientes e outra para novos montantes.

Melhores taxas do mercado são para três meses e novos clientes
Se pretende constituir um depósito a prazo, são as contas destinadas a novos clientes, na banca online e no prazo de três meses, que oferecem atualmente as melhores remunerações, atingindo os 2,1% líquidos no Best (Depósito a Prazo Já). Seguem-se os Super Depósito do Banco BiG, DP GoBulling do Banco Carregosa e o DP Boas Vindas do Banco Privado Atlântico Europa que proporcionam 2%.

Nem sempre a melhor é o melhor
As melhores taxas são todas em depósitos promocionais de curto prazo, que apenas podem ser constituídos uma vez, não sendo renováveis. Ao optar por um depósito para novos clientes a três meses, terá que renovar a outras taxas se quiser manter o dinheiro aplicado em depósitos e essas são, por norma, muito mais baixas.

Assim, o Invest Choice Novos Depósitos do Banco Invest, uma vez que pode ser constituído pelo prazo de um ano é o que se afigura mais interessante para o aforrador que pretenda investir por este prazo. Mas é exclusivo para novos montantes a entrar nesta instituição.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários