A entidade financeira terá de pagar 2,3 mil milhões de euros.

Os supervisores dos Estados Unidos e do Reino Unido chegaram a um acordo conjunto com o Deutsche Bank e o grupo vai pagar 2,3 mil milhões de euros por ter manipulado, durante quatro anos, as taxas de juro que se usam como referência para os créditos à habitação.

A entidade conspirou junto com outros bancos para estabelecer o preço da Libor, Euribor e Tibor. A Libor e a Euribor são as taxas que se aplicam na Europa aos empréstimos entre bancos.

O Deutsche Bank admitiu a responsabilidade e comprometeu-se a despedir os empregados que manipularam as taxas em Londres e Frankfurt.

A investigação para apurar responsabilidades está aberta há três anos. A maior multa até agora foi aplicada sobre o banco suíço UBS, de 1,4 mil milhões de euros.

A sanção imposta ao Deutsche Bank corresponde a 558,6 milhões de euros impostos pelo Departamento de Serviços Financeiros de Nova Iorque, 744,8 milhões ao regulador de mercados de futuros norte-americano e 721,5 milhões que vêm do Departamento de Justiça. Somam-se ainda 316,5 milhões de euros do supervisor financeiro do Reino Unido.

A manipulação decorreu entre 2005 e 2009 e na mira dos reguladores estão também o Barclays, Citigroup, JPMorgan Chase, Royal Bank of Scotland y HSBC, entre outros.

Fonte: Económico

Comentários

comentários