OCDE é mais pessimista do que o governo e a troika sobre os cenários económico e orçamental.

A dívida pública de Portugal deverá superar 132% do PIB no próximo ano, prevê a OCDE no capítulo dedicado ao país no relatório anual “Economic Outlook”, hoje publicado. O valor é significativamente mais alto do que os 124% previstos pelo Governo e do que o limiar psicológico de 120% definido nos mercados após a segunda reestruturação de dívida da Grécia.

Na origem do valor previsto pela organização sedeada em Paris está um cenário económico e orçamental mais pessimista face ao projectado pelas autoridades nacionais e da troika.

Na frente económica espera que a contracção este ano ronde -2,7% (face aos -2,3% previstos pelo Governo e pela troika) e que a recuperação no próximo ano seja apenas de 0,2% (face aos 0,6% do Governo e da troika).

Na frente orçamental a instituição coloca em 6,4% do PIB a previsão para o défice orçamental este ano e em 5,6% em 2014, valores significativamente acima dos 5,5% e 4% definidos pela troika na sétima avaliação. A OCDE não conta, contudo, com medidas de consolidação ainda não apresentadas e implementadas, o que exclui o Orçamento Rectificativo e o pacote de cortes permanentes de despesa em 2014.

Mesmo contando com este efeito da austeridade adicional, as previsões publicadas hoje indiciam que o rácio de dívida se encaminha para valores que rondam 130% no próximo ano.

Segundo dados do Banco de Portugal, o peso da dívida na economia – uma medida de sustentabilidade – atingiu 127% do PIB no final do primeiro trimestre deste ano. Para a troika, o rácio elevado é um factor limitativo de cedências maiores nas metas nominais do défice orçamental.

Fonte: Económico

Comentários

comentários