Caso a mudança da unidade de filtração da Metso Fabrics se concretize, serão adicionados até 50 novos trabalhadores na fábrica de Ovar.


A Metso Fabrics está a estudar a possibilidade de transferir parte da sua unidade finlandesa para a fábrica portuguesa em Ovar.

A fornecedora de têxteis industriais finlandesa já está presente na unidade ovarense, a antiga Fanafel (Fábrica Nacional de Feltros), onde emprega cerca de 250 funcionários. Agora, analisa a mudança para Ovar de parte da actividade de filtração finlandesa – um tipo de produção que já faz na unidade portuguesa –, segundo confirmou o director da produção global Jari Stålhammar ao Negócios em respostas enviadas por e-mail.

“Se decidirmos concretizar esta transferência, isto significa 45 a 50 empregos adicionais em Ovar”, respondeu a mesma fonte. Questionado sobre se estariam afectos funcionários da Finlândia para esta troca, Stålhammar afirmou que seriam contratados trabalhadores portugueses para completar esta força de trabalho adicional pretendida.

A transferência foi avançada pelo canal de televisão finlandês YLE, citada pela agência Bloomberg e posteriormente confirmada pelo Negócios. A acontecer, a mudança terá início durante o Outono de 2013 e ficará concluída na Primavera do próximo ano, de acordo com o director da produção global da Metso.

Juntar a produção no mesmo local e formar, dessa forma, um centro tecnológico de filtração são os objectivos defendidos pela Metso ao retirar produção da Finlândia e colocá-la em Portugal. Ao mesmo tempo, a empresa finlandesa pretende melhorar a capacidade de serviço aos clientes europeus, da América do Norte, “e especialmente nos mercados em crescimento na Ásia, África e América do Sul”, através da oferta de maiores volumes.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários