A empresa de componentes para automóveis Sodecia vai inaugurar uma fábrica no nordeste da China em maio, num dos maiores investimentos portugueses naquele país, estimado em cerca de 20 milhões de euros.

É uma fábrica com duzentos trabalhadores, situada na cidade portuária de Dalian, e espera faturar já este ano quase 30 milhões de euros, indicou à agência Lusa o diretor de marketing da empresa, Orlando Pinheiro.

Instalada num terreno de 3,6 hectares, a fábrica foi “toda construída de raiz”, com equipamento importado, e começou a laborar já no ano passado, precisou o responsável.

Trata-se também do maior investimento feito na Ásia pela Sodecia, empresa com sede no Porto, fundada em 1980 e entretanto implantada em nove países de quatro continentes (África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, China, Estados Unidos, Índia e Portugal)

A Sodecia Dalian produz componentes para as transmissões de veículos automóveis (“shift forks” e “part break systems”), neste caso para a unidade do grupo Volkswagen estabelecida na mesma cidade, disse Orlando Pinheiro.

Conhecida até há cerca de duas décadas como “Reino das Bicicletas”, a China tornou-se em 2010 o maior mercado automóvel do mundo, ultrapassando os Estados Unidos.

As vendas de automóveis na China aumentaram 6,8% em 2012, para 14,68 milhões de unidades, e subiram ainda mais (19,2%) no primeiro trimestre de 2013.

Segundo o website da Sodecia, a empresa emprega cerca de 5.500 pessoas (mais de o dobro de há apenas quatro anos) e em 2012 as suas vendas somaram 611 milhões de euros.

A inauguração da Sodecia Dalian, marcada para 15 de maio, ocorre num bom momento das relações comerciais luso-chinesas.

Em 2012, as exportações portuguesas para a China aumentaram 30%, atingindo o valor recorde de 1.128 milhões de euros.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários