Quinze empresas britânicas marcam presença em Lisboa na quarta-feira, num evento organizado pela UK Trade & Investment em Portugal e embaixada do Reino Unido, em busca de parceiros portugueses para entrar em mercados como Angola, Brasil ou Moçambique.

O evento, que tem como mote ‘Portugal como plataforma para mercados de língua portuguesa: Angola, Brasil e Moçambique’, conta com a presença do ministro do Comércio e Investimento britânico, Lord Green, num evento que decorre durante o dia 08 de maio no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Em declarações à Lusa, a diretora do UK Trade & Investment em Portugal, Renata Ramalhosa, explicou que a embaixada britânica, através da entidade que preside e que promove o comércio e investimento, tem vindo a trabalhar junto das Pequenas e Médias Empresas (PME) do Reino Unido no sentido de encontrar parceiros que permitam a entrada em mercados como Angola, Brasil ou Moçambique. “As empresas britânicas, nomeadamente PME, têm alguma dificuldade em entrar neste tipo de países emergentes, mas com grandes desafios, pelo que se arranjarem um parceiro em Portugal que já exporte ou tenha presença nesses mercados isso será uma nova maneira de entrar em Angola, Moçambique e Brasil”, disse Renata Ramalhosa.

Além disso, as empresas britânicas também podem servir de ponte para as empresas portuguesas que pretendam entrar em mercados como o Médio Oriente ou Índia, onde o “Reino Unido tem uma presença mais significativa”.
Para Renata Ramalhosa, “há uma reciprocidade” entre as empresas de ambas as nacionalidades, pelo que a conferência de quarta-feira vai permitir um debate e uma partilha de objetivos.

Em fevereiro, lembrou, houve um evento semelhante em Londres, onde estiveram presentes 200 empresas britânicas a assistir às intervenções de empresários portugueses. “Esse evento deu origem à vinda do ministro Lord Green”, que virá acompanhado de 15 empresas britânicas dos mais variados setores, entre os quais infraestruturas, construção, telecomunicações, energia ou ambiente, que vêm em busca de um parceiro para aqueles mercados. Entre as empresas confirmadas estão a Exus, Greeen Bridging ou Wallgate.

Questionada sobre a dimensão das empresas que manifestam interesse em encontrar parceiros em Portugal, a diretor do UK Trade & Investment explicou que a maior parte são PME. “O facto de estarem presentes neste evento empresas britânicas reflete bem o interesse por parte do Reino Unido em Portugal”, acrescentou.

O evento está dividido em duas partes: durante a manhã haverá painéis de discussão nos quais “as empresas vão partilhar experiências e dar conselhos”. Questionada sobre quantas empresas portuguesas vão estar presentes, Renata Ramalhosa disse esperar uma “audiência de 150”. Durante a tarde, haverá reuniões bilaterais entre entidades britânicas e portuguesas para um conhecimento mais detalhado dos negócios e perspetivas, adiantou.
A responsável acrescentou que o ministro britânico também irá falar com investidores portugueses e empresas que escolheram o Reino Unido como sua aposta.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários