As empresas cotadas na Bolsa de Lisboa conseguiram, no conjunto, sobreviver à crise de 2012. Os resultados anuais das 20 cotadas que integram o índice PSI-20 já são conhecidos, depois de a Mota-Engil ter ontem revelado os seus números (ver texto ao lado).

Contas feitas, as empresas do PSI-20 fecharam 2012 com um lucro total de 1,55 mil milhões de euros, um crescimento de 3% ou de quase 50 milhões, face aos 1,51 mil milhões arrecadados no ano anterior. Isto significa que, por cada dia do ano, as empresas da Bolsa ganharam 4,25 milhões de euros.

A EDP surge como a empresa que mais lucros teve, ao superar a fasquia dos mil milhões de euros, enquanto que, em sentido inverso, o BCP foi quem revelou os piores resultados, com os prejuízos históricos de 1,2 mil milhões.

Com este contributo negativo, a que se juntam os prejuízos de quase 600 milhões do Banif, a banca acabou por ser o pior sector do PSI-20, ao arrecadar números negativos de 1,13 mil milhões. As cotadas de pasta de papel e as energéticas surgem com as maiores subidas de lucros, de 14% e 2%, respetivamente. Apesar das quebras de resultados de 11% e 22%, as retalhistas e as telecomunicações fecharam o ano com lucros.

Na base do crescimento dos resultados das cotadas esteve o aumento em 7% das receitas, para quase 77,7 mil milhões de euros, em 2012. A Galp Energia, a EDP e a Jerónimo Martins ocupam o pódio das cotadas que mais dinheiro fizeram com os seus negócios, acima da barreira dos dez mil milhões de euros. Ainda assim, das 20 empresas do PSI-20, sete sentiram a crise na “pele” e registaram descidas das suas receitas.

Apesar do balanço final positivo, as empresas pagaram mais impostos em 2012 do que no ano anterior. Esta rubrica disparou 81% para os 1,5 mil milhões de euros, o que, coincidência ou não, significa que as cotadas pagaram tanto de impostos como os lucros que tiveram. A EDP foi a empresa que mais contribuiu para os cofres do Estado, ao pagar 283 milhões em impostos, enquanto que a Sonaecom não foi além dos três milhões.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários