Devido à falta de trabalhadores britânicos, as empresas de construção estão a recrutar pedreiros em Portugal. Por semana, pagam mais de 1.200 euros.

As empresas de construção civil britânicas estão a contratar pedreiros portugueses. Estas companhias estão a pagar 1.000 libras por semana, ou seja, mais de 1.269 euros. A falta de trabalhadores desta área no Reino Unido está, assim, a motivar a procura por trabalhadores em Portugal.

Um estudo realizado pelo grupo Manpower, citado pelo The Guardian, confirma a existência de receios no país face à escassez de pessoas qualificadas para desempenharem tarefas no sector da construção. Uma das grandes empresas do sector em Londres terá mesmo garantido que teve de recusar oportunidades de negócio devido à falta de trabalhadores qualificados.

O director executivo da Manpower, Mark Cahill, salientou mesmo que, em conversa com elementos destas empresas, as firmas asseguraram que habitualmente pagavam 500 libras (mais de 630 euros) por semana a pedreiros, mas actualmente têm de pagar “o dobro disso por trabalhadores qualificados de Portugal”.

O responsável assinalou ainda que 2014 registou “o nível mais elevado de criação de emprego em 40 anos” no sector da construção no Reino Unido. E o próximo ano “vai começar com os empregadores numa posição ainda mais confiante” estando a Manpower “optimista quanto às perspectivas de emprego para o resto do ano”.

Esta segunda-feira, 8 de Dezembro, a Fitch emitiu as suas mais recentes perspectivas económicas mundiais. E, em relação ao Reino Unido, a agência de notação financeira estima que a economia britânica avance 3% este ano, 2,6% em 2015 e 2,3% em 2016.

Estas previsões são, no entanto, ligeiramente menos optimistas que as do Banco de Inglaterra. A autoridade monetária prevê que a economia cresça 3,5% este ano e abrande para 2,9% em 2015.

 

Fonte: Negócios

Comentários

comentários