O Estado apresentou um pedido de insolvência da Casa do Douro, sediada no Peso da Régua, num processo ao qual foi atribuído um valor de 124,6 milhões de euros.

De acordo com fonte judicial, citada pela Lusa, o processo de insolvência deu entrada a 31 de dezembro na secção cível do Tribunal Central de Vila Real, tendo como requerente o Ministério Público, enquanto representante do Estado, designadamente a Direção Geral do Tesouro.

Trata-se do primeiro processo de insolvência a dar entrada no tribunal, devendo-se seguir outros por parte de outros credores da instituição duriense. Nesse mesmo dia, 31 de dezembro, a CD enquanto associação de direito público foi extinta, dando cumprimento ao decreto-lei publicado em Outubro. Criada em 1932, a CD vive há anos asfixiada em problemas financeiros e possui actualmente uma dívida ao Estado na ordem dos 160 milhões de euros.

O ministério da Agricultura confirmou, entretanto, que os postos de trabalho dos funcionários do quadro da Casa do Douro “são extintos com a extinção da organização”, admitindo a manutenção dos trabalhadores “estritamente necessários” nesta fase de transição.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários