Exportações da zona euro cresceram 6%, contra um aumento de 3% das importações. Trocas comerciais registaram saldo positivo de 115 mil milhões de euros.

A zona euro conseguiu um excedente de 115 mil milhões de euros no primeiro semestre deste ano, um aumento de 50,5% face ao mesmo período do ano anterior, revelou hoje o Eurostat.

Nos primeiros seis meses de 2014, o saldo da balança comercial tinha atingido 76,4 mil milhões de euros.

As exportações da zona euro subiram 6% para 1.011,7 mil milhões de euros e as importações aumentaram 3%, para 896,7 mil milhões de euros.

Os dados do Eurostat referentes apenas ao mês de Junho mostram também um reforço do excedente da balança comercial, que atingiu 26,4 mil milhões de euros, um aumento de 65% face ao mesmo mês do ano passado.

As exportações aumentaram 12%, acima do crescimento das importações que chegou a 7%. A zona euro vendeu ao exterior 182,7 mil milhões de euros em bens e comprou 156,4 mil milhões de euros.

EUA compram 23% das exportações da UE

No primeiro semestre de 2015, as exportações da União Europeia subiram 7% e as importações aumentaram 4%. O saldo da balança comercial registou um excedente de 23,2 mil milhões de euros, o que comprara com um défice comercial de 3,8 mil milhões de euros um ano antes.

Os EUA são o principal país de destino das exportações da União Europeia. Para lá seguiram 23% dos bens vendidos ao exterior. Do lado das importações, os EUA são também o país onde a UE mais compra. Entre Janeiro e Junho, 24% das importações vieram do outro lado do Atlântico.

As máquinas e veículos foi o grupo de produtos que registou um maior excedente: 110,9 mil milhões de euros.

Fonte: Económico

Comentários

comentários