O saldo da balança corrente e de capital, o principal indicador das relações económicas com o exterior continua positivo, mas caiu perto de 30% no ano passado.

Portugal registou em 2014 um excedente externo de 3,6 mil milhões de euros, menos 30,2% que os 5,2 mil milhões de 2013. A degradação da posição externa reage a um aumento dos rendimentos pagos ao exterior, uma estagnação do excedente comercial nas trocas de serviços com o resto do mundo, e uma degradação da balança que mede as trocas de bens e mercadorias.

Segundo dados do Banco de Portugal que incluem pela primeira vez informação completa sobre o ano de 2014, o saldo da balança de bens e serviços, que mede as relações comerciais entre Portugal e o resto do mundo foi positivo em 1.981 milhões de euros, recuando cerca de 30% face ao resultado conseguido em 2013.

A explicar a degradação da balança comercial esteve uma estagnação da balança de serviços, positiva em 10,9 mil milhões de euros, e uma degradação do saldo negativo da balança de mercadorias, cujo défice aumentou quase mil milhões de euros de 7,9 para 8,9 mil milhões de euros.

A balança de rendimentos, que faz as contas ao deve e haver entre juros, dividendos e outros rendimentos de investimentos entre Portugal e o exterior, também registou uma degradação: saíram de Portugal no ano passado cerca de 2,5 mil milhões de euros, mais 37% que os 1,8 mil milhões de 2013.

 

Fonte: Negócios

Comentários

comentários