Venda de bens ao estrangeiro diminuiu 2,8% em Março: caíram para países da União Europeia, mas aumentaram para fora do espaço europeu. O balanço do primeiro trimestre é positivo graças às exportações de Janeiro.

A recessão na zona euro está a condicionar as exportações portuguesas e, pelo segundo mês consecutivo, a saída de bens nacionais para o estrangeiro está em queda. Em Março, e quando comparado com o mesmo mês do ano passado, as exportações nacionais caíram 2,8%, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

Já em Fevereiro as exportações caíram 2,6% em relação ao mesmo período de 2012 e a trajectória manteve-se no mês seguinte, por causa da queda das vendas para os países da União Europeia (UE), onde Portugal tem o principal destino das exportações.

Para o mercado intracomunitário, o escoamento de stocks baixou 6,1% (para 2832 milhões de euros em exportações), mas, já para países de fora da União Europeia (UE), as vendas aumentaram 6% (para 1201 milhões de euros), o que não tinha acontecido em Fevereiro.

Ainda assim, e graças a um crescimento no arranque do ano, as exportações no conjunto do primeiro trimestre têm um ligeiro saldo positivo: cresceram 0,3%, um valor acumulado só possível pelo aumento de 6,8% na saída de bens em Janeiro.

Na comparação homóloga, Fevereiro e Março foram meses negativos para o sector exportador. Mas se olharmos para o volume de exportações de cada um dos meses, regista-se um crescimento de 9%. Enquanto em Fevereiro as exportações totalizavam 3699 milhões de euros, no mês seguinte ascendiam a 4033 milhões.

Em relação ao ano passado, há, no entanto, uma queda pela segunda vez acima dos 2,5% num quadro de recessão na zona euro. Para isso pesou de novo a queda nas vendas máquinas, veículos e material de transporte para países da UE, onde o sector automóvel continua em terreno negativo.

Fonte: Público

Comentários

comentários