Empresa duplicou lucros no primeiro trimestre do ano, que foi marcado por dificuldades no abastecimento de madeira, que agravaram custos. 

A Altri exportou no primeiro trimestre do ano 232 mil toneladas de pasta, no valor de 114 milhões de euros. Números que, face ao período homólogo de 2012, representam um aumento de 10,5% em volume e de 19,4% em valor. No total, para os mercados externos, principalmente da Europa, foram canalizadas 95% das vendas do grupo, o que representa também uma subida de três pontos percentuais relativamente há um ano.

De acordo com os resultados do primeiro trimestre, divulgados esta quarta-feira, a produtora de pasta de papel registou receitas totais de 145,2 milhões de euros, o que representou um aumento de 18% face às obtidas há um ano. O grupo produziu cerca de 240,8 mil toneladas de pasta, mais cerca de 5%. As vendas de pasta ascenderam a cerca de 120,7 milhões, representando cerca de 83% das receitas totais do grupo. Já a receita líquida energética associada à cogeração e a outros derivados florestais atingiu, neste período, os 8,8 milhões, mais 25% do que há um ano atrás.

Também os custos totais da Altri registaram uma subida de 15,6% até Março, para os 108,9 milhões, devido, segundo explicou a empresa em comunicado, ao “aumento do preço da madeira importada, consequência de um Inverno excepcionalmente chuvoso que dificultou o abastecimento a partir da Península Ibérica”, que obrigou o grupo a recorrer a fontes de abastecimento externas.

Os lucros da Altri subiram 123% no primeiro trimestre para os 14,2 milhões de euros.

Nos primeiros três meses de 2013 a empresa realizou investimentos de 4,1 milhões de euros, tendo, ao mesmo tempo, reduzido o seu endividamento líquido em 68 milhões de euros para 613,9 milhões. No final de Março, a Altri detinha disponibilidades e investimentos disponíveis para venda de 113,7 milhões, assim como linhas de financiamento disponíveis e não utilizadas de 60 milhões.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários