Comércio internacional da segunda maior economia do mundo cresceu em Abril, superando as expectativas dos analistas.

As exportações chinesas cresceram 14,7% em Abril em comparação com o mesmo mês do ano passado.

A segunda maior economia do mundo está a crescer a um menor ritmo e os números do comércio internacional, divulgados nesta quarta-feira, acabaram por superar as estimativas dos analistas. A China cresceu 7,7% no primeiro trimestre, abaixo dos 7,9% verificados no período homólogo. Apesar dos números positivos, nos últimos dez anos a economia chinesa tem apresentado taxas de crescimento de 10% e quer, por isso, retomar este nível de evolução.

Para surpresa dos analistas, as exportações aumentaram em Abril, depois de em Março terem crescido 10%. Ao mesmo tempo, as importações disparam de 14,1% para 16,8%. Contudo, há dúvidas quanto à fiabilidade dos dados. “Não estou muito convicto de que estes indicadores reflictam a realidade”, admitiu Zhiwei Zhang, analista do grupo Nomura, de Hong Kong, à BBC.

Suspeita-se que algumas empresas chinesas estejam a empolar dados sobre o seu desempenho económico para evitar as restrições de acesso ao financiamento. O governo local tem vindo a controlar de perto as entradas e saídas de capital.

Fonte: Público

Comentários

comentários