Os bancos emprestaram menos dinheiro à economia, em Janeiro. A quebra é superior a 20%, uma dimensão que afecta particulares e empresas.

Os bancos emprestaram 3,3 mil milhões de euros em Janeiro às famílias e empresas. Um número que representa uma queda de 28% em termos homólogos e de 23% quando comparado com Dezembro, de acordo com os dados estatísticos divulgados esta terça-feira, 10 de Março, pelo Banco de Portugal.

A contribuir para esta descida estiveram os dois segmentos. Entre os particulares os novos financiamento diminuíram em 21,5%, em termos mensais, com todos os destinos (habitação, consumo e outros fins) a verificarem descidas. Já em quando comparado com Janeiro do ano passado a tendência foi oposta, observando-se um aumento de 23%.E, neste caso, a tendência também foi partilhada por todos os destinos. No total, as famílias receberam 616 milhões de euros em novos empréstimos.

Os financiamentos a empresas caíram, em termos mensais, 24% e, em homólogos, 34%, tendo captado 2,7 mil milhões de euros de financiamento. Neste caso, registou-se quedas nos empréstimos a grandes e a pequenas e médias empresas. Os financiamentos até um milhão de euros obtiveram 1,4 mil milhões de euros, menos 22% do que em Dezembro e menos 1,93% do que em Janeiro de 2014.

Os grandes projectos, ou seja, os financiamentos acima de um milhão de euros, verificaram uma redução de 26% em termos mensais e de 51,6% em termos homólogos, tendo captado 1,3 milhões de euros.

 

Fonte: Negócios

Comentários

comentários