As comissões de trabalhadores do parque industrial da Autoeuropa, em Palmela, querem que o Governo intervenha com um plano de formação profissional dos trabalhadores, como forma de evitar os despedimentos decorrentes das quebras de produção.

Daniel Bernardino, um dos coordenadores, avançou ao DN/Dinheiro Vivo que as 13 empresas do complexo industrial criado para fornecer a fábrica portuguesa da Volkswagen já chegaram a ter 4500 trabalhadores, estando agora reduzidas a pouco mais de metade (2500), e a ameaça sobre a manutenção dos postos de trabalho mantém-se.

“Neste momento está a decorrer um despedimento coletivo na Schenelleke, visando 42 trabalhadores, e tememos que a produção na Autoeuropa vá baixar ainda mais no segundo semestre”, acrescentou.

A situação “é preocupante”, uma vez que o parque fornece quase exclusivamente para o modelo Elos da Volkswagen, cuja produção, que já chegou a 265 veículos por dia em 2009-10, está agora em 40, depois dos 60 carros diários de março e abril, e ameaça cair ainda mais.

As comissões de trabalhadores já solicitaram uma uma audiência com caráter de urgência com a Comissão de Trabalho da Assembleia da República e com o Governo, a quem vão propor uma espécie de repetição do Programa de Apoio ao Sector Automóvel (PASA), criado em 2009, para apoiar as empresas e evitar os despedimentos resultantes da crise do sector.

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários