A petrolífera portuguesa venceu, em consórcio com a Petrobras e o BG Group, uma concessão nas bacias de Parnaíba, Barreirinhas e Potiguar.

A Galp Energia ganhou acesso a nove novos blocos para exploração petrolífera no Brasil, num leilão conduzido terça-feira pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Em comunicado, a empresa portuguesa explica que a concessão está situada nas bacias de Parnaíba, Barreirinhas e Potiguar.

“A Galp Energia participou na rodada através de diversos consórcios em que detém posições entre os 10 e os 50%, sendo que em dois deles irá assumir a posição de operador. Os restantes blocos serão operados pela Petrobras e pelo BG Group”, que foram os principais parceiros do grupo neste leilão e que estão também associados aos projectos em que a petrolífera portuguesa participa no pré-sal da bacia de Santos.

O montante de bónus de assinatura correspondente aos total das participações da Galp ronda os 14,5 milhões de euros.

Na bacia de Parnaíba, todos os quatro blocos arrematados são onshore. O consórcio é formado pela Galp e Petrobras, com uma a liderar dois blocos e a outra os outros dois. A participação da Galp é de 50% em todos.

Na bacia de Barreirinhas, o consórcio vencedor liderado pelo BG Group, obteve quatro blocos, três dos quais em águas profundas. Para todos estes blocos, a Galp participa em 10%. Já na bacia de Potiguar, a Galp entrou com 20% num consórcio com a Petrobras para a pesquisa e exploração de um único bloco de águas profundas.

Fonte: Público

Comentários

comentários