Há um ano, a Goldenergy, uma empresa do grupo Dourogás, entrou na distribuição de gás natural para domésticos com uma equipa de três pessoas e alguns clientes industriais em carteira. Hoje, tem uma equipa de 30 pessoas e está já muito próximo dos 100 mil clientes, a maior parte deles domésticos, e não só na região Norte, mas em todo o país. “Angariámos o maior número de clientes do mercado livre no ano passado. Representam 40% dos novos clientes que entraram”, disse ao Dinheiro Vivo o presidente da empresa, Nuno Afonso Moreira.

Para isto contribui muito o desconto de 20% que a empresa faz sobre a tarifa do gás natural no mercado liberalizado. Na prática, quem fizer contrato com a Goldenergy não paga a parte fixa da tarifa, o que dá uma poupança de cerca de 40 euros por ano numa conta de 150 euros anuais, ou de 70 euros por ano numa fatura de 480 euros por ano.

Ajuda ainda a parceria que fizeram com a Deco que dá, apenas  aos  associados da associação, mais um desconto de 3% sobre o kwh (quilowatt por hora) consumido, tanto na tarifa regulada como na tarifa social. Note-se que apesar de ser gás natural, o consumo é contabilizado em kwh como na eletricidade e não em metros cúbicos (m3).

Ainda assim, Nuno Afonso Moreira garante que não estão a perder dinheiro. A estratégia, conta, é “usar o menor número possível de recursos”, mas ainda assim, garante que vão contratar mais pessoas para continuar a angariar mais clientes e, quem sabe, até começar a vender luz.  “Há planos para entrar na eletricidade e já estamos a tentar fazer parcerias, mas para já é o gás. Temos a melhor oferta do mercado e esperamos que a próxima seja ainda melhor”, disse, lembrando que o desconto de 20% é apenas válido durante um período de 12 a 24 meses, consoante opção do cliente.

Comparando com as outras ofertas disponíveis no mercado liberalizado, neste caso as da Galp e da EDP, a Goldenergy é a que dá um maior desconto, mesmo fora da parceria com a Deco. Os vários pacotes da Galp dão um máximo de 5% de desconto sobre o valor  total da fatura e apenas se se contratar eletricidade e comprar serviços adicionais. Sem eletricidade e esses serviços extra o desconto é de apenas 2%. Já na EDP, o desconto mais alto é de 5%, mas também está associado à eletricidade.

Gás mais caro em julho
O gás natural vai subir a partir de 1 de julho. Segundo a proposta do regulador divulgada esta semana, mas que só será aprovada a 15 de junho, as tarifas transitórias dos domésticos vão subir 3,9% e a tarifa social 0,9%. Nos domésticos, traduz-se num acréscimo de 39 cêntimos numa conta média de 13,36 euros por mês, ou seja, um casal sem filhos e com consumo anual de 150 m3. Ou em mais 80 cêntimos numa conta média de 25,37 euros por mês num casal com filhos e um consumo de 320 m3 por ano. Já na tarifa social, o aumento é de 12 cêntimos numa fatura média mensal de 13 euros.

Contudo, enquanto na tarifa social o aumento é para um ano, na transitória – aquela que vigora até final de 2015 quando acaba o mercado regulado -, as revisões são trimestrais, pelo que os preços podem voltar a mexer este ano.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários