PIB vai cair mais de 2% este ano e não 1%, como previa o Governo no Orçamento do Estado. Estimativa que resulta da 7ª avaliação da troika é mais negra do que a antecipada pelo Banco de Portugal e Comissão Europeia. Taxa de desemprego pode superar os 18% este ano.

O Governo e a troika agravaram de forma acentuada as previsões para o crescimento da economia portuguesa nos próximos anos, em particular em 2013.

O cenário macro-económico hoje divulgado pelo ministro das Finanças Vítor Gaspar, em conferência de imprensa, aponta para uma contracção do PIB de 2,3% este ano. Na sexta avaliação as previsões apontavam para uma queda do PIB de 1%, estimativa que também está inscrita no Orçamento do Estado para 2013.

As novas estimativas apontam assim para uma recessão que mais que duplica as previsões iniciais do Governo. E são também mais negativas dos que as avançadas por instituições como o Banco de Portugal (-1,9%) e Comissão Europeia (-1,9%).

No ano passado o PIB português caiu 3,2%, uma quebra mais acentuada do que o previsto, com a recessão a acentuar-se no último trimestre do ano, com o PIB a recuar 3,8% em termos homólogos. Em 2011, o PIB encolheu 1,6%, pelo que 2013 será o terceiro ano consecutivo de recessão na economia portuguesa.

Em 2014, segundo as novas previsões da troika e do Governo, o PIB deverá crescer 0,6%. Em 2015 deverá crescer 1,5%.

O ministro das Finanças tinha já este ano antecipado que iria ser revista a previsão para a queda do PIB este ano, apontando na altura para uma variação negativa em torno de 2%.

O consumo privado este ano vai cair 3,5% e o consumo público descer 2,6%. As exportações deverão crescer 0,8%, abrandando face ao aumento de 3,3% de 2012. As importações deverão cair 3,9% em 2013, menos que a descida de 6,9% de 2012.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários