A previsão foi emitida na 4ª sessão extraordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, orientada pelo presidente José Eduardo dos Santos.

O governo angolano reafirmou que a economia vai crescer 7,1% em 2013 e que a política fiscal expansionista terá como resultado o aumento dos meios de pagamento e a subida da despesa no primeiro trimestre.

O programa macrofiscal para 2013 apresentado pela Comissão Económica assenta em dois eixos macroeconómicos que constam do Orçamento Geral de Estado: inflação anual acumulada de 9% e a taxa de crescimento real do produto interno bruto em 7,1%.

Na mesma reunião foi apresentada a execução financeira do tesouro referente ao quarto trimestre de 2012, sendo que foi referido que a execução das receitas registou um desempenho de 100% e que a receita não petrolífera correspondeu a 94% da previsão.

A equipa económica revelou ainda que as reservas internacionais líquidas aumentaram 0,24%, sustentadas por um aumento de 0,23% nas reservas brutas.

Em Janeiro, as reservas internacionais brutas previstas pelo Comité de Política Monetária, do Banco Nacional de Angola, ascenderam a 25,5 mil milhões de euros.

fonte: Económico

Comentários

comentários