Passos Coelho enviou para Bruxelas lista preliminar de 113 projectos estratégicos no valor de 31,9 mil milhões de euros, dos quais 24 são parcerias público-privadas.

As parceiras público-privadas (PPP) dominam a lista de investimentos “estratégicos” e “viáveis” submetidos pelo Governo à consideração da Comissão Europeia, noticiam esta segunda-feira o Diário de Notícias e o Jornal de Notícias, cujos cálculos apontam para cerca de 13,6 mil milhões em PPP na lista oficial que está a circular.

De acordo com os jornais, o rol enviado pelo Governo à missão especializada de Bruxelas responsável pela análise do potencial de investimento em cada país no âmbito do novo plano estratégico para a Europa, (o plano Juncker dos 315 mil milhões de euros entre 2015 e 2017), é uma selecção de e 113 projectos no valor de 31,9 mil milhões de euros. Destes, 24 são PPP.

Segundo avançam, apesar de as PPP da lista do Governo serem poucas, o valor do investimento público/privado associado domina: os 24 projectos valem 13,6 mil milhões de euros.

Nos transportes, os jornais referem que se destacam três PPP: 800 milhões de euros para o novo terminal de contentores de Lisboa, 600 milhões para acabar as obras do IP3 (Coimbra-Viseu e ligações a Espanha) e outros 600 milhões para “expandir e melhorar” o metro de Lisboa.

O segundo projecto mais caro, referem ainda, é a reforma da rede de águas e de tratamento de resíduos, uma PPP de 3,7 mil milhões de euros.

Além das PPP, a lista tem 41 projectos classificados como puramente privados, mas passíveis de obterem apoio público europeu no valor de 11,3 mil milhões, e 48 projectos públicos avaliados em 6,9 mil milhões de euros.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários