Álvaro Santos Pereira anunciou o lançamento de várias medidas para estimular o crescimento da economia, entre as quais a criação de um banco de fomento. O relançamento do papel da Caixa, que deverá liderar o financiamento às PME, é uma das preocupações do Governo. Segundo o ministro, até 2014, a Caixa deverá libertar 3,5 mil milhões de euros para o financiamento da economia, mil milhões este ano e 2,5 mil milhões de euros no próximo ano.

Aumentar a capacidade de exportação, reindustrialização, fomento do investimento privado, criação de emprego no sector privado e qualificação dos recursos humanos. São estas as cinco bases da “estratégia de crescimento, emprego e fomento industrial 2013//2020”, hoje aprovada no Conselho de Ministros.
Este documento, que Álvaro Santos Pereira classificou  como “um memorando ao crescimento” que inclui a criação de uma instituição financeira de desenvolvimento, que tem vindo a ser referida como um banco de fomento.

O Governo quer também que a CGD lidere o financiamento às PME e vai dar instruções ao banco público disponibilize, ainda este ano, uma linha de mil milhões de euros destinada a financiamento. Em 2014 prevê-se que esta linha aumente para 2,5 mil milhões de euros.

Este plano que assenta em oito eixos e em medidas que estão calendarizadas será ainda hoje remetido aos parceiros sociais e partidos, porque o Governo quer que as linhas finais deste plano contem com a colaboração dos parceiros sociais e também dos partidos políticos. Estes contactos começarão a ser promovidos na próxima semana.

Sexta-feira o Governo volta a reunir o Conselho de Ministros para aprovar e detalhar os cortes de despesa que visam acomodar a decisão do Tribunal Constitucional de chumbar quatro artigos do Orçamento do Estado de 2013.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários