O ministro venezuelano para a Alimentação anunciou hoje que o gabinete económico recomendou o aumento de 20% no preço de produtos como a carne de bovino, frango, leite e queijos.

“O gabinete económico avaliou o mecanismo de controlo de preços e efetivamente fez-se uma recomendação ao Presidente da República para a adequação do preço máximo de venda ao público numa percentagem de 20 % dos seguintes produtos: frango, carne de bovino e leite em todas as suas apresentações, incluindo os queijos”, disse Félix Osório.

Segundo o ministro, o gabinete económico avaliará a cada três meses os preços de diferentes produtos, podendo recomendar que os preços sejam “adequados” em alta ou baixa.

O anúncio de Félix Osório surge quando a Venezuela enfrenta uma forte escassez de produtos alimentares e uma alta inflação.

O executivo acusa os fabricantes de não estarem a produzir na capacidade máxima e os comerciantes de estarem a especular com o preço de venda ao público dos produtos, inclusive aqueles cujo valor máximo está regulado pelo Governo.

Por outro lado, os empresários queixam-se de dificuldades de obtenção de matérias-primas para a produção e de contratempos na obtenção legal de divisas para as importações.

Fonte: Económico

Comentários

comentários