O governo grego está a ponderar recorrer a cerca de 555 milhões de euros do fundo do país de resgate à banca para suprir as suas necessidades imediatas de liquidez, avança a Reuters citando fontes governamentais e do sector bancário. Mecanismo Europeu de Estabilidade não se opõe.

Ainda sem acesso aos mercados financeiros e bloqueada pelos credores internacionais, Atenas está em risco de ficar sem acesso a fundos numa questão de semanas, isto depois das receitas do Estado terem entrado em declínio,  explica a agência noticiosa, que acrescenta que a Grécia tem não só que saldar um compromisso financeiro de 1,5 mil milhões de euros com o FMI e refinanciar 3,2 mil milhões de euros em bilhetes do tesouro – dívida de curto-prazo.

Assim, o governo de Tsipras deverá recorrer às verbas estacionadas no Fundo Helénico de Estabilidade Financeira, veículo utilizado em 2012 para recapitalizar o sistema bancário do país – em 50 mil milhões de euros. Os quatro bancos que recorreram ao mesmo pagaram em troca 555 milhões de euros em comissões, verba que os gregos ponderam agora “resgatar”, segundo a Reuters. “É dinheiro que não tem qualquer outro fim, está disponível para o governo”, explicou um banqueiro não identificado à agência. “O FHEE discutiu esta hipótese com o Mecanismo Europeu de Estabilidade esta semana e não foi levantado qualquer problema”, acrescentou a mesma fonte.

Esta quarta-feira o governo grego retoma as conversações com os seus credores para desbloquear tranches financeiras vitais para o futuro do país que atravessa uma grave crise humanitária.

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários