As empresas de eletricidade são as que menos satisfazem os consumidores portugueses do setor da energia, que inclui ainda o gás natural, o gás de garrafa e os combustíveis, revelou hoje o European Costumer Satisfaction Index (ECSI) de Portugal.

“Dentro dos quatro setores, a eletricidade continua com os resultados mais baixos. Em 2012, o grau de satisfação não chegou aos 25%”, disse ao Dinheiro Vivo, o professor do ISEGI e responsável pelo estudo, Pedro Coelho.

De acordo com o estudo que, no caso da eletricidade avaliou a atividade da EDP no mercado regulado e da EDP e da Galp no mercado livre, este setor teve uma má classificação em todos os indicadores analisados, principalmente no preço, que os clientes consideram demasiado altos.

Contudo, repara Pedro Coelho, “nota-se uma melhoria em relação ao ano anterior por causa ao mercado liberalizado, onde os clientes estão agora mais satisfeitos que no mercado regulado”.

Foi por isso que a Galp Energia foi distinguida pela ECSI como a melhor empresa na satisfação do cliente em 2012, mas no setor da eletricidade. Recorde-se que a empresa entrou no mercado livre em março do ano passado.

No entanto, nota Pedro Coelho, “estamos curiosos para saber como serão os resultados no final deste ano porque aí já terá passado um ano de mercado liberalizado”.

No Índice, o gás de garrafa e o gás natural são os setores com melhor resultados, respetivamente com 45,4% e 39,4% dos clientes muito satisfeitos, não sendo por isso de estranhar que outra das distinguidas como  melhor empresa na satisfação do cliente em 2012 tenha sido a Medigás (gás natural), outra companhia do grupo Galp.

Por fim, o setor dos combustíveis surge com 27,9% de satisfação dos clientes e, segundo Pedro Coelho, no indicador preço, que é sempre o mais criticado em todos os setores, o dos combustíveis foi “dos quatro em análise, o que teve o índice menos mau nos preços”.

“As pessoas já estão habituadas a que os preços dos combustíveis subam e desçam e já se adapataram a isso”, comentou Pedro Coelho.

O ECSI da energia em Portugal contactou 4722 consumidores em 2012 e foram analisadas quase todas as empresas das várias áreas da energia, com exepção da eletricidade, onde não se referiu a Endesa ou a Iberdrola.

Fonte: Dinheiro Vivo

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