O setor da restauração e da hotelaria já terá perdido mais de 40 mil empresas e cerca de cem mil postos de trabalho, devido à subida do IVA para 23%, alertou hoje o presidente da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), José Manuel Esteves.

“No conjunto de 2012 e dos três meses de 2013, já estamos a perder mais de 40 mil empresas e cerca de 100 mil empregos, ora, temos 400 mil pessoas neste setor e por isso estes números são já 25% da nossa força de trabalho”, disse à margem da apresentação do Anuário do Turismo para 2013 apresentado hoje pelo Instituto do Turismo (IPDT).

A isto acrescem os 1,7 mil milhões de euros que o mesmo responsável estima já terem sido perdidos em receitas também no ano todo de 2012 e nos três primeiros meses de 2013. Não só pelo IVA a 23% mas também pela quebra do poder de compra que, diz, está a metade do que estava e com a concorrência paralela.

“As receitas só representam 20% das dificuldades que estamos a passar, e sempre disse que resistiríamos bem à perda do poder de compra, mas existe concorrência paralele que foge ao fisco e que temos de combater”, acrescentou.

Todas estas perdas, que José Manuel Esteves diz estarem em linha com as expetativas divulgadas em outubro, estão a levar o setor a perder qualidade da oferta e a perder a competitividade em relação aos outros mercados. “O IVA a 23% não é competitivo. Fechámos o ano com uma receita por quarto disponível (RevPar) de 29 euros e isto não pode ser”, adiantou.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários