José Fernando Figueiredo foi ontem oficialmente nomeado vice-presidente com funções executivas da Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD), cuja sede será instalada no Porto.

O Governo quer que este economista procure apoiar as pequenas e médias empresas nas dificuldades que têm enfrentado no financiamento à sua capitalização e actividade produtiva. José Fernando Figueiredo vai gerir instrumentos financeiros ligados a fundos europeus, que visam inverter este ciclo de insuficiências do mercado financeiro para com as PME.

Licenciado em Economia pela faculdade da Universidade do Porto, onde também frequentou o mestrado em Economia Industrial, José Figueiredo tem já um vasto ‘curriculum’ na área do apoio financeiro a PME.

Nos últimos anos, tem sido o rosto operacional do sistema nacional de garantia mútua através da SPGM, entidade que agora será integrada na IFD. Acumulou também a presidência das quatro sociedades de garantia mútua portuguesas.

Este percurso já o conduziu à reeleição, por quatro vezes e por unanimidade, como presidente da Associação Europeia de Garantias, entidade que representa 40 operadores financeiros de 21 países da União Europeia, Rússia, Turquia e Montenegro.

José Fernando Figueiredo iniciou a sua actividade profissional no grupo BPI, precisamente na Inter-Risco, ganhando experiência no capital de risco. Tornou-se um especialista em temas de financiamento de PME, capital de risco e empreendedorismo. No seu vasto ‘curriculum’ destaca-se ainda a presidência da PME Investimentos e a presença no conselho de administração do IAPMEI.

José Fernando Figueiredo, 48 anos,  é conferencista convidado em diversas iniciativas da Comissão Europeia, do Banco Mundial, OCDE, Banco Europeu de Investimento e FAO.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários