Forte performance da polaca Biedronka mais do que compensou a pressão nas margens em Portugal.

Os analistas realçaram que as Vendas e EBITDA do primeiro trimestre de 2013 não são comparáveis com as do período homólogo de 2012, uma vez que a Jerónimo Martins (JM) alterou o método de consolidação da unidade industrial para ‘equity’ de ‘proporcional’.

Segundo uma poll da Reuters junto de oito analistas, o lucro líquido da retalhista, que divulga os resultados dos primeiros três meses de 2013 a 24 de Abril, antes da abertura da Bolsa, terá ascendido a 74 milhões de euros, contra 68 milhões no mesmo período de 2012.

“A Polónia continua a ser o ‘driver’ de crescimento da JM. Apesar da desaceleração da economia polaca, esperamos um primeiro trimestre resiliente para a Biedronka, enquanto em Portugal estimamos um trimestre de margens fracas”, explicou o analista do BPI, José Rito.

Para o Espírito Santo Investment Bank (ESIB) “o lucro estimado de 73,2 milhões de euros foi prejudicado pelas perdas iniciais da Ara (unidade colombiana) e da Hebe (negócio de health & beauty), por uma queda de 8% no EBITDA do retalho doméstico e um aumento dos encargos financeiros”.

A média de vendas da retalhista ascendeu a 2.712 milhões de euros nos primeiros três meses de 2013 e o EBITDA-Lucro antes de Impostos, Juros, Depreciações e Amortizações a 162 milhões. No primeiro trimestre de 2012, a JM reportou vendas de 2.440 milhões de euros e um EBITDA de 152 milhões, mas os trimestres não são comparáveis.

Os analistas realçaram que a evolução do negócio em Portugal – onde opera a cadeia de supermercados Pingo Doce e o ‘cash & carry’ Recheio – continuará a ser marcada pelo esmagamento das margens, para contrariar a quebra do consumo devido à forte austeridade imposta ao país.

“Esperamos um crescimento like-for-like (LfL) da Biedronka em linha com os 6,4% do quarto trimestre de 2012, uma performance muito sólida relativamente aos pares locais”, explicou o JP Morgan. Já “em Portugal esperamos que os LFL sejam ligeiramente negativos, embora melhores do que no quatro trimestre de 2012, mas a margem cairá, uma vez que a actividade promocional só começou em Maio de 2012”, acrescentou.

As acções da Jerónimo Martins fecharam a sessão de hoje a valorizar 1,75% para 16,3 euros.

Fonte: Económico

Comentários

comentários