O yuan, moeda oficial da China, ultrapassou o dólar do Canadá, fixando-se na quinta posição nos pagamentos globais, reforçando a possibilidade de o Fundo Monetário Internacional (FMI) endossá-lo como moeda de reserva.

A proporção de operações denominadas em yuan subiu para um recorde de 2,17% em Dezembro, contra 1,59% em Outubro, disse a Sociedade Mundial de Telecomunicações Financeiras em comunicado.

“O yuan tem uma grande chance de ser escolhida como uma moeda de reserva na próxima revisão do FMI”, disse Nathan Chow, economista do DBS Group Holdings Ltd, em Hong Kong. “O yuan poderia até mesmo superar o iene no ranking deste ano”, acrescentou a mesma fonte.

A China é a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos EUA, assim como o maior exportador, e o yuan passou o euro em 2013, tornando-se na segunda moeda mais utilizada no financiamento do comércio global.

O dólar e o euro mantiveram-se as duas moedas mais usadas mundialmente em Dezembro, com percentagens de 44,6% e 28,3%, respectivamente, de acordo com Swift, uma plataforma de mensagens financeiras com sede na Bélgica. A libra ficou em terceiro lugar com 7,92% e o iene do Japão foi o quarto com 2,69%.

 

Fonte: Económico

Comentários

comentários