As multilaterais financeiras têm produtos financeiros disponíveis para os seus clientes, privados ou públicos.

Produtos
As multilaterais financeiras têm produtos financeiros disponíveis para os seus clientes, privados ou públicos, como em préstimos a longo-prazo, com taxas de juro de mercado, empréstimos a longo-prazo com juros bonificados, participações de capital, garantias, donativos destinados ao financiamento de actividades específicas nos países de menor rendimento, produtos de financiamento estruturado e gestão de risco, programas de facilitação do comércio internacional e ainda fundos de cooperação técnica (Trust Funds), bilaterais ou multilaterais, constituídos por doadores para financiamento específico de determinadas áreas de projectos de consultadoria e assistência técnica.

Entidades de que portugal faz parte
Portugal é membro do Banco Mundial, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, do Banco Asiático de Desenvolvimento, do Banco Africano de Desenvolvimento, do Banco Europeu para a Reconstrução e o Desenvolvimento, da Corporação Andina de Fomento e do Banco Europeu de Investimento. Juntas, estas entidades movimentam uma oferta à escala global que chega a ultrapassar os 100 mil milhões de dólares por ano em empréstimos, doações, garantias e participações de capital nos sectores público e privado dos países em desenvolvimento.

Os países utilizam estes recursos para adquirir bens e serviços ou realizar obras públicas com vista a implementar projectos de infra-estruturas e melhorar o clima de investimento.

Entidades doadoras vs financiadoras
O mercado das multilaterais pode ser dividido em dois grandes grupos, explica Rui Miguel Santos, da Ceso: entidades doadoras e financiadoras. No primeiro grupo está a União Europeia, através de instrumentos, como o Fundo Europeu de Desenvolvimento que financia acções de apoio ao desenvolvimento em países e África, Caraíbas e Pacifico.

No segundo grupo estão instituições como o Banco Mundial e outros bancos regionais de desenvolvimento que concedem créditos a taxas de juros dependentes da riqueza gerada pelo país. Os países com menor produção nacional de riqueza e altamente endividados têm acesso a créditos em condições mais vantajosas. Este segundo grupo, integrando entidades financiadoras, opera no mercado com um conjunto de instrumentos complementares de apoio ao investimento: programas e projectos, capital de risco, prestação de garantias.

Perfil de empresa
Para Rui Miguel Santos, “dois activos são fundamentais para aceder ao mercado das multilaterais: credibilidade, ou seja, “competência reconhecida para aceder a parcerias globais que permitam potencial as nossas próprias capacidades”, sendo que neste mercado,” tudo (ou quase tudo) é feito em parceria, através de consórcios internacionais”, explica, e solidez. Ou seja, “é necessário dispor de uma sólida estrutura financeira que ofereça garantias às entidades financiadoras”

Presentes no portugal exportador
IFC, do Grupo Banco Mundial

O próprio Banco Mundial

O Banco Interamericano de Desenvolvimento

Fonte: Económico

Comentários

comentários