Ao longo da vida, alguns dos mais bem sucedidos milionários do mundo foram dando dicas de como lá chegaram.

Early to bed, early to rise, work like hell and advertise”(deitar cedo, levantar cedo, trabalhar como o diabo e anunciar). A frase é do multimilionário texano Ross Perot e foi dita na Universidade de Montana, em 2011, quando falava da sua vida e percurso profissional, dando conselhos aos alunos para serem bem sucedidos. Numa altura em que milhares de estudantes universitários estão a pouco mais de um mês de receberem o seus diplomas e mergulharem no “mundo real”, que conselhos devem seguir? E que tal ler as dicas de algumas das pessoas mais bem sucedidas no mundo? Lideres visionários que construíram impérios do nada e, actualmente, estão entre os mais ricos do mundo, reveladas pela revista Forbes.

“Vive cada dia como se fosse o último” é talvez o ‘cliché’ mais usado, independentemente da circunstância. Mas foi precisamente este chavão que inspirou Steve Jobs toda a sua vida. A história é conhecida: o pai da Apple tinha 17 anos quando leu a frase: “Se viveres cada dia como se for o último, um dia certamente terás razão”. Ficou impressionado e, garantiu, nos mais de 30 anos seguintes, todos os dias de manhã olhava para o espelho e perguintava a si mesmo: “Se hoje fosse o último dia da minha vida, quereria estar a fazer o que estou prestes a fazer hoje”? E quando a resposta fosse “não” vários dias seguidos Steve Jobs sabia que precisava de mudar alguma coisa.

Mudança é também a palavra de ordem de Oprah Winfrey. A apresentadora diz que adora os tão apreciados ‘makeovers’ porque permitem às pessoas verem-se de formas que já nem se lembravam”. Oprah defende que “todos precisamos de mudanças de tempos a tempos, porque se conseguirmos ver uma possibilidade de mudar a nossa vida, ver aquilo em que podemos tornar-nos e não apenas aquilo que somos, então teremos um enorme sucesso”.

Já Michael Dell garante que a chave do sucesso é a rede de contactos que temos. E deixou o aviso, na Universidade do Texas, em 2003: “Tenta nunca ser o mais esperto da sala. E se fores, muda de sala, porque as experiências mais compensadoras vêm sempre das nossas relações”.

Mas também das escolhas de cada um, acredita Jeff Bezos: “Quando tiveres 80 anos e num momento de reflexão interior sobre a mais pessoal versão da tua história, a mais compacta e significativa será a série de escolhas que fizeste ao longo da vida. E, no fim, somos apenas escolhas, portanto escolhe construir uma grande história”.

Escolhas, oportunidades, sorte ou azar. Cada um tem um mantra, que é fruto da sua experiência, como é o caso de Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, que ficou milionário com pouco mais de vinte anos e que garante que o segredo é “fazer o que se gosta”. Já Steve Ballmer discorda. Para este CEO, para alcançar o sucesso, “é imprenscindível ser optimista e persistente”.

Contudo, nem sempre ter um plano é a solução ideal. “Tem tudo a ver com oportunidade e fazer a sua sorte”, dizia Eric Schmidt na Carnegie Mellon, em 2009. “As pessoas mais bem sucedidas trabalham no duro e tiram vantagem das oportunidades que lhes aparecem sem saber o que lhes vai acontecer”, discursava, dizendo ainda que “não se pode planear a inovação, a única coisa que se pode fazer é esforçar-se muito para estar no sítio certo à hora certa”.
E não ser tímido, não ter receio de arriscar. Esse é o conselho do empresário Eli Broad: “Nunca ninguém conseguiu fazer milhões de dólares sendo cauteloso, tímido ou razoável.”

Certos ou errados, a verdade é que cada uma destas personalidades tem lugar na lista dos mais ricos do mundo da revista “Forbes”. E isso não é tarefa fácil.

Fonte: Económico

Se está a terminar o curso e a poucos meses de entrar no mundo do trabalho, lembre-se destes conselhos e tome note: “Para estar preparado para o inesperado, posicione-se de forma a ter sempre várias opções”, como diz Pierre Omidyar. Porque, “tal como um engenheiro informático, deve aprender a evitar ficar fechado numa única solução e construir uma plataforma com diversas finalidades.”

Ser inovador, pensar por si próprio, ter ideias, trabalhar em grupo e até aproveitar as contrariedades a seu favor são outros dos conselhos que os milionários, CEO e empresários mais ricos do mundo costumam dar. Está à espera do quê?

Comentários

comentários