Plano a dez anos é assessorado pela McKinsey

O plano a dez anos que a Portucel já anunciou, mas cujos detalhes remete para primeiro trimestre de 2015, tem como consultora principal a McKinsey, e aposta no papel ‘tissue’, sabe o i. Hoje a Portucel anunciou dois novos investimentos: EUA e Moçambique.

O grupo Portucel, liderado por Pedro Queiroz Pereira anunciou hoje que vai construir uma fábrica de pellets (um biocombustível produzido a partir de serragem) na Carolina do Sul, nos EUA. A fábrica representa um investimento global de cerca de 89 milhões de euros, e uma capacidade instalada de 460 mil toneladas. Em comunicado enviado ao mercado a Portucel explica que a nova fábrica está localizada na região de Greenwood, e que “beneficiará de condições muito favoráveis em termos de matéria-prima florestal e de energia, tendo já negociado contractos de fornecimento com preço fixo para um prazo de 10 anos e garantido, desde logo, a venda de 70% da sua produção”.

Já em Moçambique, o grupo assinou hoje um acordo com a International Finance Corporation (IFC), membro do Grupo Banco Mundial, assegurando assim a entrada deste último no capital social da Portucel Moçambique.  “A IFC, que constitui a maior instituição de desenvolvimento global voltada para o sector privado nos países em desenvolvimento, subscreverá 20% das acções da Portucel Moçambique, num investimento que, numa fase inicial, atingirá até 30,4 milhões de dólares” (cerca de 24,3 milhões de euros), refere a Portucel no mesmo documento. A Portucel Moçambique pretende, numa fase inicial, garantir a plantação de 40 mil hectares de plantações sustentáveis de eucaliptos até ao final de 2016, em Manica e na Zambézia.

Ambos os investimentos fazem parte da estratégia de internacionalização em que o grupo continua a aposta e que será explicado “em toda a sua abrangência” entre Janeiro e Março próximos. A Portucel está já a trabalhar com diversos bancos de investimento, neste sentido. Quanto à aposta do grupo no papel ‘tissue’ tem como objectivo garantir a liderança na Europa a médio prazo. Recorde-se que a Portucel é actualmente líder europeia no papel não revestido.

A primeira máquina de papel ‘tissue’ de grande dimensão vai ser instalada no complexo fabril de Cacia, em Aveiro.

 

Fonte: Jornal i

Comentários

comentários