Conquistar um degrau na classificação dos maiores países exportadores de vinho do mundo é a ambição da ViniPortugal para os próximos cinco anos.

A associação interprofissional para a promoção dos vinhos de Portugal pretende que os vinhos portugueses consolidem o nono lugar, em valor, no ranking dos maiores exportadores e que ambicione atingir neste período o oitavo lugar. Para alcançar este objectivo, a ViniPortugal irá continuar a promover a imagem do país como “produtor de vinhos por excelência, valorizando a marca ‘Wines of Portugal’, e contribuindo para um crescimento sustentado do preço médio”, lê-se no Plano Estratégico para a Marca Vinhos de Portugal, cujos objectivos serão hoje divulgados no Fórum Anual Vinhos de Portugal, a decorrer na Curia.

A associação liderada por Jorge Monteiro, que terá um orçamento de 8,2 milhões de euros em 2015, estabeleceu como mercados estratégicos para os próximos três anos o Brasil e os Estados Unidos da América. Já numa perspectiva de consolidação estão os destinos Alemanha, Angola, Canadá, Noruega, Reino Unido e Suécia. A China, Hong Kong/Macau, Japão e Singapura são geografias de diversificação e investimento.

 

Fonte: Económico

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