As vendas a retalho em Portugal cresceram 3% em Novembro face ao mês anterior, a maior subida entre todos países da União Europeia. Contudo, em relação ao mesmo mês do ano anterior, o avanço foi de apenas 0,2%.

Portugal foi o “campeão” europeu das vendas a retalho no mês de Novembro. De acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 8 de Janeiro, pelo Eurostat, o comércio de retalho em Portugal cresceu 3% em Novembro face ao mês anterior, a maior subida entre todos os países da União Europeia (UE).

Este valor compara, por exemplo, com a subida de 1% registada na Alemanha e em Espanha, e de 0,8% em França. Na Zona Euro, as vendas a retalho subiram, em média, 0,6% e na União Europeia 0,8%.

Segundo os dados do gabinete estatístico da União Europeia, o avanço na Zona Euro deveu-se, sobretudo, à subida de 1,4% nas vendas de bens não-alimentares e combustíveis para veículos automóveis e de 0,5% nas vendas de alimentação, bebidas e tabaco.

Na comparação homóloga – ou seja, em relação ao mesmo mês do ano anterior – as vendas a retalho em Portugal subiram apenas 0,2% em Novembro. Aqui, o país ficou abaixo da média da Zona Euro (1,5%) e também da União Europeia (2,6%).

As maiores subidas homólogas foram registadas no Luxemburgo (10,9%), na Estónia (9%) e na Roménia (8,2%).

 

Fonte: Negócios

Comentários

comentários