A presença de 76 empresas portuguesas na Ambiente, a maior feira internacional de decoração de interiores, na Alemanha, vai envolver um investimento de 3,6 milhões de euros, disse hoje à Lusa a directora da Messefrankfurt em Portugal.

A Ambiente 2013, que decorre entre 15 a 19 de Fevereiro deste ano, em Frankfurt, é uma “feira charneira” para as empresas portuguesas como “ponto de encontro para potenciar negócios internacionais” e por serem esperados 4.500 expositores, dos quais 75% são oriundos de fora da Alemanha, além de 140.000 visitantes profissionais, explicou Cristina Motta.

“Estima-se que as empresas e marcas portuguesas presentes invistam 3,6 milhões de euros na sua participação na Ambiente”, avançou Critina Motta, considerando que se trata uma “feira charneira” para os empresários lusos.

Dedicada aos artigos para a casa, mesa e cozinha, é “uma plataforma incontornável para os fabricantes portugueses”, destacou a gestora, lembrando também que todos os anos as empresas exportadoras nacionais “marcam presença no maior evento internacional do sector”.

De Portugal participam 76 empresas, das quais 87% pertencem ao fabrico de artigos para mesa e cozinha e que ocuparão nesta edição uma área de 2.881 metros quadrados (m2), mais 14 % que em 2011.

Esta é uma das “maiores participações nacionais de sempre”, com 18 novas empresas e/ou que retornaram à feira, num total de 76, das quais, 38 dispersas por 1.130 m2, foram apoiadas pelo QREN – Quadro de Referência Estratégico Nacional, através da Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei).

Todos os anos, fabricantes e marcas lusas preparam a sua participação neste certame, no qual investem em média entre 20.000 e 40.000 euros, explicou a gestora, realçando que o investimento em marketing e comunicação se faz com “objectivos a longo prazo”.

O Embaixador de Portugal na Alemanha, Luís de Almeida Sampaio, vai visitar a 15 de Fevereiro as empresas portuguesas.

Marcas e empresas nacionais de prestígio estarão presentes na Ambiente, em particular, no segmento das cerâmicas, cutelarias e loiça metálica, como é o caso da Spal, Vista Alegre Atlantis e da Porcel que se apresentam no sector “Table Prestige” ao lado de marcas como a Rosenthal, Villeroy & Boch e a Dibbern.

A Vista Alegre estará também no sector das cerâmicas utilitárias, o “Table Daily Life”, partilhando um stand com as restantes empresas do grupo Visabeira, a Bordallo Pinheiro e a Cerutil, num total de 32 empresas portuguesas nesta área, explicou.

A Almas, Matcerâmica e a Grestel são outras das empresas com presença no evento e mais de uma dezena de empresas portuguesas estão orientadas praticamente só para a exportação na área “Table Top Trade”.

Nos artigos para cozinha sobressaem as empresas Cutipol, Silampos, Herdmar e a Ivo Cutelarias, enquanto no “sector kitchenware” surge a Grilo Factory que fabrica formas para bolos.

A novidade este ano é a presença da Castelbel no sector “Interiors and Decoration”. A empresa de fragrâncias para o lar vai apresentar, nomeadamente, os seus difusores e vaporizadores para a casa e as colecções de sabonetes e velas ambientadoras.

Também as riscas da marca bracarense LONA para ‘vestir’ os terraços solarengos estará na Ambiente, enquanto a mostra “Talents”, que fica no Loft, apresenta os novos talentos do design internacional em que pontuam quatro designers portugueses.

A Ambiente terá também uma mostra exclusiva de Tendências que se apresenta na Galleria. Na mostra propõem-se quatro temas diferentes com cores, formas, padrões e materiais que serão usados num futuro próximo.

“As empresas portuguesas apresentam-se “muito solidamente, procuram reduzir custos, ter maior visibilidade e potenciar o negócio internacional”, concluiu.

Fonte: Sol

Comentários

comentários