Existe algo de especial em torno da cifra do milhão de dólares. Esta é a quantia que permite a uma pessoa considerar-se milionário. Quanto tempo demora um agregado familiar, em média, para atingir esta soma?

Quanto tempo demora um agregado familiar a chegar à cifra do milhão de dólares? Para esclarecer esta questão, a revista “The Economist” debruçou-se sobre o rendimento médio anual de cada agregado familiar, antes de impostos. Com esta medida, os Estados Unidos são os primeiros na criação de milionários, com um tempo de espera inferior a 25 anos. Do outro lado da fronteira, no México é preciso esperar mais de 3 séculos para ver o mesmo acontecer.

O gráfico analisa o número de anos, baseado na média de rendimento dos agregados familiares antes de impostos, que uma pessoa demora a obter 1 milhão de dólares. Para esse efeito tem em conta duas premissão, a paridade de poderes de compra, ou seja, quanto é que uma determinada moeda pode comprar em termos internacionais, relacionando o poder aquisitivo da pessoa com o custo de vida do local;  as taxas de câmbio no mercado, ou seja, o preço de uma unidade monetária de uma moeda em unidades monetárias de outra moeda.

Nos 20 países analisados, onde se incluem algumas das maiores potências mundiais e europeias, Portugal encontra-se no 15º lugar, com um tempo de espera superior a 80 anos. O pior país, e o único atrás do México, é mesmo a Roménia, com um tempo de espera de 350, se tivermos em contra as taxas de câmbio dos mercados.

O Chile, a Túrquia e a Bulgária são os restantes países que se encontram atrás de Portugal, mas com tempos de espera relativamente mais elevados. No pódio, e a seguir aos Estados Unidos, temos a Noruega e a Suiça, com um tempo de espera na ordem dos 25 anos.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários