O Eurostat chumbou a contabilização da receita da concessão da ANA no défice de 2012. A receita de 800 milhões de euros resultante da concessão dos aeroportos à ANA não vai ser contabilizada no défice orçamental do ano passado. O anúncio vai ser feito pelo Eurostat às 11:00 e coloca o défice nos 5,5%.

“O Eurostat publica hoje a decisão sobre a classificação. A decisão do Eurostat não acolheu os argumentos do Governo”, garantiu Vítor Gaspar. Assim, acrescentou, “a receita da concessão da ANA não poderá ser considerada como receita”, ou seja, os 800 milhões não podem ser contabilizados para abater o défice.

Ontem, Passos Coelho não confirmou a notícia, avançada pelo Jornal de Negócios, acrescentando que Vítor Gaspar responderá “a essas matérias todas, até porque no final do exame regular são sempre divulgados não apenas o novo cenário macroeconómico com que o país trabalhará, mas também os dados relativos à contas nacionais que servem também de base para toda a extrapolação que é feita para 2013 e 2014”, garantiu o primeiro-ministro. Passos Coelho não quis “perder tempo a comentar aspetos que estarão amanhã

[hoje] no centro da comunicação do ministro das Finanças”.

“O que posso dizer em qualquer caso é que o défice que foi registado em 2012 em termos quantitativos (isto é, em termos absolutos de valor) respeita o limite que estava acordado com a ‘troika’, e isso é importante, na medida em que se isso não tivesse acontecido nós evidentemente não poderíamos ter tido uma avaliação positiva, como creio que terá acontecido nesta avaliação”, acrescentou o primeiro-ministro.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários