O grupo Salvador Caetano volta a recorrer ao ‘lay-off’ na sua participada Caetano Bus, em Vila Nova de Gaia, devido à redução do volume de encomendas, confirmou à Lusa a empresa fabricante de carroçarias e autocarros.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte, que convocou para terça-feira uma concentração à entrada da empresa, em Gaia, a suspensão temporária da prestação de trabalho (‘lay-off’) abrange 98 trabalhadores durante um prazo de seis meses.

Em comunicado, a administração da Caetano Bus, empresa industrial do grupo Salvador Caetano, explica que foi confrontada com uma redução nas encomendas recebidas, as quais se encontram a um nível claramente inferior ao dos anos antes da crise económica, prevendo que “o nível de vendas em 2013 se mantenha face ao número de unidades vendidas em 2012”.

“Confrontada com uma sub-ocupação parcial que afeta uma das suas linhas de produção e, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a administração propôs à comissão de trabalhadores um acordo de adaptabilidade do período normal de trabalho, o qual não mereceu aprovação por parte deste órgão de representação dos trabalhadores”, adiantou.

Perante este impasse, acrescenta, “a empresa foi forçada a recorrer aos mecanismos legais previstos para este tipo de situações: a suspensão temporária dos contratos de trabalho dos trabalhadores afetos a essa linha”.

O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte, que considera o ‘lay off’ injustificado, convocou uma concentração junto à entrada da empresa para terça-feira, a partir das 16:30.

Fonte: Dinheiro Vivo

Comentários

comentários