Os dois mercados revelam uma deterioração no comportamento nos setores da Agricultura e Alimentação.

Portugal e França estão a assistir ao agravamento das suas previsões setorias. Esta é uma das principais conclusões reveladas pela revisão do Quadro 500, que inclui previsões detalhadas do comportamento de setores e mercados realizadas pelos analistas da Crédito y Caución.

Em França, as previsões de comportamento do setor agrícola alteraram-se significativamente (de Boas a Desfavoráveis). Os agricultores franceses têm sido afetados negativamente pela queda dos preços dos cereais e do leite, enquanto os produtores de carne sofrem a forte concorrência na União Europeia. Em Portugal, a queda do investimento e das exportações, especialmente de Angola e do Brasil, afetou a Agricultura (de Boas a Favoráveis) e a Alimentação (de Boas a Favoráveis).

A alteração positiva sucede-se nas perspectivas para o setor da construção dos Países Baixos (de Desfavorável a Favorável). Espera-se que o crescimento do setor se aproxime dos 4% em 2016, com um crescimento superior a 10% no segmento residencial. O setor dos materiais de construção deverá beneficiar destas perspetivas positivas. No entanto, o desempenho do subsetor da engenharia civil permanecerá moderado.

Fora da Europa apenas se registam alterações nos Emirados Árabes Unidos, onde as perspetivas de comportamento do setor dos Serviços Financeiros pioram (de Boas a Favoráveis).

As previsões que constam no Quadro 500, onde são incluídas meio milhar de perspetivas detalhadas de comportamento por setores e mercado, foram analisadas por analistas de risco que avaliam diretamente o risco associado às empresas em cada mercado, quando uma empresa assegurada pela Crédito y Caución deseja concluir um transação comercial com mercados exteriores.

Fonte: Crédito y Caución

Comentários

comentários