Apoio europeu convenceu a S&P a melhorar as perspectivas para Portugal.

A Standard & Poor’s (S&P) decidiu retirar o ‘outlook’ negativo ao ‘rating’ da dívida portuguesa, classificando-o agora como “estável”, o que torna muito pouco provável um eventual ‘downgrade’.

“A revisão do ‘outlook’ reflecte as provas adicionais de que as instituições europeias vão continuar a apoiar o programa de ajustamento português dado o compromisso do Governo para com reformas orçamentais e estruturais”, justifica a S&P em comunicado, parecendo referir-se às reuniões desta semana do Eurogrupo e do Ecofin onde foi dado o primeiro passo para a extensão das maturidades dos empréstimos concedidos a Portugal.

O novo ‘outlook’ incorpora ainda a expectativa, da parte da S&P, de que a ‘troika’ vai “ajustar o processo da consolidação orçamental em Portugal para contabilizar uma evolução da actividade económica mais fraca do que o previsto”, ou seja, dar mais tempo para cumprir o défice. Esse ajustamento tornará, segundo a agência, o resgate português “mais sustentável, tanto económica como socialmente”.

O ‘rating’ de Portugal mantém-se contudo em BB, a mesma classificação da Hungria ou da Macedónia, continuando assim dentro da categoria ‘junk’.

Perante esta revisão da S&P, as outras duas grandes agências de ‘rating’, a Moody’s e a Fitch poderão também em breve melhorar as suas perspectivas para Portugal, um sinal importante numa altura em que o País prepara uma emissão de dívida a 10 anos no mercado primário.

Fonte: Económico

Comentários

comentários