Objectivo é que as empresas do sector continuem a expor nas maiores feiras internacionais

A Associação Selectiva Moda (constituída pela ATP- Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e pela ANIL- Associação Nacional dos Industriais de Lanificios) aprovou  o projecto From Portugal para 2017, num investimento de 12,5 milhões de euros.

Do plano do From Portugal constam 72 certames, espalhados por 18 países e três continentes. O objectivo do programa é que as empresas portuguesas do sector têxtil e vestuário continuem a expor nas maiores feiras internacionais.

A Associação Selectiva Moda considera que o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 15 anos, possível graças aos fundos comunitários, tem sido positivo com reflexo nas exportações do sector. Em 2015, o sector exportou 4,8 mil milhões de euros, com a associação a prever que este ano se atinja o valor simbólico de 5 mil milhões de euros.

O principal destino das vendas continua a ser Espanha, com mais de 1.6 mil milhões de euros e uma quota de 33%, seguida da França e do Reino Unido. Em 2015, a quota de exportações foi reforçada em Espanha e nos Estados Unidos da América, ficando também marcado pela recuperação da Alemanha, do Reino Unido e da Noruega.

O  projecto de internacionalização From Portugal é promovido pela Associação Selectiva Moda, co-financiada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no POCI (Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização), no Portugal 2020 e COMPETE 2020.

Fonte: Económico

Comentários

comentários