Yahoo, o maior portal da Web nos Estados Unidos, vai pagar cerca de 30 milhões de dólares, mais de 23 milhões de euros, para comprar uma aplicação móvel criada por um inglês de 17 anos.

Nick D’Aloisio tem 17 anos e vive em Londres. Há cerca de dois anos atrás, com apenas 15 anos, começou a desenvolver uma aplicação a partir de sua casa. O projecto de Nick, que foi pensado enquanto este fazia um exame, passava por criar uma plataforma, gratuita, que permitisse ao utilizador pesquisar as notícias do seu interesse e que as encontrasse já agrupadas e resumidas.

Rapidamente a aplicação móvel, pensada para o iPhone, despertou o interesse da empresa Horizons Ventures que apoiou o desenvolvimento do projecto. Com especialistas em inteligência artificial e linguagem a plataforma Summly ganhou fama mundial, principalmente depois de estar disponível gratuitamente na AppStore.

Summly, pretende supor a notícia que o utilizador quer ler através do histórico e palavras-chave. No fim do artigo, a aplicação pergunta ao utilizador se considerou a notícia pertinente, criando assim um histórico de informação sobre os interesses do leitor.

Segundo o site oficial, Nick cria aplicações para as plataformas móveis desde 2008, isto é, desde os seus 12 anos. Facemood, SongStumblr, alguns jogos e um programa que transformava o ecrã do telefone numa escada rolante para os dedos são algumas das criações antes de Summly. O que distingue este rapaz é que pensa nas aplicações sem ter a concepção mais antiquada de tecnologia. Por exemplo, a necessidade de cliques no rato ou a constante utilização do teclado, não entram na plataforma comprada pela Yahoo, tornando-a mais apetecível e prática a utilizadores de tecnologia móvel.

Sobre a compra da sua obra pela Yahoo, Nick D’Aloisio disse em declarações à Bloomberg que “existe uma enorme oportunidade no que eles estão a fazer, que é pegar em tecnologia como a Summly e permitir que se torne utilizada por milhares de milhões de pessoas.”

A empresa localizada em Sunnyvale, California, mudou recentemente de CEO, nomeando Marissa Mayer para dirigir os investimentos da Yahoo. Esta foi a maior impulsionadora da compra de pequenas tecnologias e “startups” para aumentar a inovação oferecida pela empresa. No comunicado oficial de Mayer não está definido o preço pago pelo Summly, mas de acordo com uma das pessoas envolvidas no processo, em declarações à Bloomberg, a compra está estipulada nos 30 milhões de euros.

Agora, Nick D’Aloisio, ainda dono maioritário de Summly, diz que vai guardar parte do dinheiro até ser maior de idade e investir noutros interesses como a arte, o design ou a filosofia.

Recusa-se a ser rotulado de “cromo” porque diz “estou a levar isto na desportiva, sou um entusiasta de design, gosto de passar tempo com a minha namorada e com os meus amigos”.

O jovem inglês deixa também um conselho, citado pela Reuters: “Se têm uma boa ideia, ou acham que falta alguma coisa no mercado, simplesmente lancem-na. Porque existem investidores pelo mundo todo, agora mesmo, à procura de empresas para investir.”

Fonte: Negócios

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