Governo cria grupo de trabalho para energias renováveis em Angola

Equipa portuguesa vai ajudar a adaptar a legislação angolana à restruturação do sistema eléctrico no país.

Angola vai ter a cooperação do Governo português para rever a legislação do sector energético e desenhar um plano estratégico de eficiência para o fornecimento de energia no país, nomeadamente através das renováveis.

Para isso, o Ministério da Economia e Emprego criou um grupo de trabalho que vai estar em contacto com os ministérios angolanos da Energia e Águas e do Ambiente.

O grupo de trabalho, instituído em despacho publicado em Diário da República nesta terça-feira, é liderado por Tiago Andrade e Sousa, chefe de gabinete do Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

A equipa portuguesa vai prestar assistência técnica, analisando e adaptando a legislação angolana em matéria de eficiência energética e de restruturação do sistema eléctrico, tendo como horizonte a liberalização do mercado em Angola, face à expansão económica acelerada “nos centros urbanos” e à necessidade de “aumentar o acesso a fontes de energia nas povoações rurais remotas de Angola, onde o índice de pobreza é mais elevado”, sublinha Artur Trindade no despacho em DR.

Para além de colaborar na reformulação da legislação e da regulamentação, o Governo português sublinha a “vontade em cooperar no domínio da eficiência energética e das energias renováveis”.

O grupo é composto por mais três responsáveis: Isabel Soares, directora de serviços da Direcção -Geral de Energia e Geologia (DGEG), Filipe Vasconcelos, director-geral da Agência para a Energia (ADENE), e Jorge Neto Morgado. A este último cabe “assegurar as relações institucionais” com Angola.

Fonte: Público

Comentários

comentários

2016-04-02T10:50:57+00:0019/03/2013|Categories: Geral|Comentários fechados em Governo cria grupo de trabalho para energias renováveis em Angola
error: Segurança acima de tudo! ;)