Foi pela mão da IBM que surgiu o primeiro PC. Estávamos a 12 de Agosto de 1981. A intenção era chegar a um público mais vasto: às empresas em geral e aos lares. Superou todas as expectativas de venda.

A norte-americana IBM foi a pioneira nos computadores pessoais. Visando chegar a um público mais vasto, apresentou há precisamente 35 anos o primeiro PC. Era o modelo 5150, foi concebido em apenas um ano por uma equipa de 12 pessoas e superou todas as expectativas de venda, conta o El País.

Com este passo, a IBM “democratizou o uso dos computadores, estabeleceu um padrão de fabrico para as outras empresas e, sobretudo, mudou a forma de se comunicar e trabalhar”, sublinha o jornal espanhol.

“Apesar de cada vez se venderem menos computadores, dada a proliferação dos ‘tablets’ e dos ‘smartphones’ – as vendas caíram 40% nos últimos cinco anos –, o certo é que durante quase 30 anos o PC foi o rei da produtividade pessoal”, acrescenta.

Quando a IBM lançou o seu 5150, esperava vender 241.000 computadores num período de cinco anos, mas acabou por atingir esse número ao fim de um mês. O processador (o famoso 8088) era da Intel, tendo a Microsoft licenciado o sistema operativo. Isso ajudou a empresa a fabricar com mais rapidez, mas também a prejudicou no longo prazo porque preencheu o mercado de clones, refere o El País. Com efeito, foi líder de mercado durante poucos anos, porque surgiram novos concorrentes que fabricaram clones do PC a preços mais acessíveis.

 

Uma das novidades deste modelo foi a do seu tamanho físico. Até ao aparecimento do PC, os computadores eram enormes e bastante caros, custando entre 15.000 e 20.000 dólares. O 5150, vendido por 1.565 dólares (4.150 dólares ao câmbio actual), quis chegar a todas as casas e começou por conquistar as empresas de média dimensão. Não tinha disco rígido. Tratava-se de um monitor, um teclado, uma unidade central, impressora e unidade de disquete externa.

Em termos de especificações técnicas, este modelo da IBM tinha 16 ou 64 KB de memória RAM ampliável (através de processadores externos). Agora, um computador pode chegar a 64 GB de RAM. O processador da Intel tinha uma velocidade de 4,77 MHz, quando agora chega aos 4,1GHz. Além disso, o monitor era monocromático, na cor verde, mas podia ligar-se a um televisor e aí chegava às quatro cores.

O software disponível incluía a folha de cálculo VisiCalc, o programa de processamento de texto Easywriter 1.0 e o Adventure – o primeiro jogo da Microsoft.

Foi com este equipamento que o computador da IBM marcou o início de uma nova era no uso digital, daí ser considerado o “pai” dos computadores modernos, que veio revolucionar todo o sector.

Actualmente, apesar de a tendência das vendas ser de queda, no segundo trimestre de 2016 ainda se venderam 62,4 milhões de PC em todo o mundo, de acordo com os dados da consultora IDC citados pelo El País.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários