O barril de Brent, o petróleo que serve de referência para Portugal, já negoceia próximo dos 51 dólares, o valor mais baixo desde o início de Maio de 2009. Esta quarta-feira um novo dado poderá colocar ainda mais pressão no preço da matéria-prima: a divulgação das reservas de crude nos Estados Unidos.

O preço do petróleo está a acentuar a queda nos mercados internacionais esta terça-feira, 6 de Janeiro, negociando no valor mais baixo desde o início de maio de 2009.

O West Texas Intermediate (WTI), negociado em Nova Iorque, perde terreno há quatro sessões consecutivas, desvalorizando nesta altura 2,84% para 48,62 dólares. O barril de WTI está perto de acumular uma queda de 100 dólares desde o máximo histórico de 147,27 dólares atingido em 2008.

Em Londres, o barril de Brent acumula, igualmente, quatro dias consecutivos de perdas, seguindo a cair 3,39% para 51,31 dólares.

A queda da matéria-prima “está a ser alimentada pela conjugação de um forte aumento da produção num contexto de uma procura tímida”, disse esta segunda-feira à Bloomberg o analista da Again Capital, John Kilduff.

Esta quarta-feira um novo dado poderá colocar ainda mais pressão no preço da matéria-prima: a divulgação das reservas de crude nos Estados Unidos. As estimativas dos analistas contactados pela agência Bloomberg indicam que estas poderão ter subido em 750 mil barris na semana passada.

Nos Estados Unidos, a produção de petróleo está no nível mais elevado das últimas três décadas, fruto da exploração de petróleo de xisto betuminoso.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários