Mega-compra no sector cervejeiro volta à ribalta, com a maior cervejeira do mundo a reforçar pela terceira vez a sua proposta pela SABMiller. Empresa britânica promete analisar oferta.

A maior cervejeira do mundo, Anheuser-Busch InBev (AB InBev), fez hoje uma terceira oferta no valor aproximado de 68,2 mil milhões de libras (cerca de 92,5 mil milhões de euros) para comprar a sua rival britânica SABMiller.

A empresa alvo de compra já admitiu que vai analisar a terceira oferta, mas considerou entretanto que a proposta “subvaloriza substancialmente” a empresa e que há elementos na oferta que não são atractivos para os investidores.

O produtor das cervejas Budweiser e Corona, entre outras marcas, ofereceu agora 42,15 libras por acção (cerca de 57 euros), um valor 44% acima da cotação da multinacional SABMiller, que detém as marcas Peroni e Grolsch. O objectivo é fundir as duas maiores cervejeiras do mundo, num negócio inédito.

A SABMiller rejeitou já duas propostas de compra da AB InBev, uma primeira de 38 libras por acção e outra de 40 libras. “A AB InBev está desapontada com a administração da SABMiller, que rejeitou ambas as abordagens sem qualquer compromisso”, avançou a cervejeira belga.

A AB InBev é um grupo de origem belga-brasileiro, sedeado na Bélgica e que controla 21% do mercado de cervejas, com mais de 200 marcas de bebidas, incluindo a cerveja mais vendida nos Estados Unidos, a Budweiser.

A SABMiller é uma multinacional anglo-sul africana de bebidas e detém também mais de 200 marcas de cerveja, sendo o segundo maior fabricante de cervejas, com as suas acções a serem negociadas na Bolsa de Londres.

Fonte: Económico

Comentários

comentários