O banco espanhol deixa de ter de respeitar maiores exigências de capital ao sair da lista de 30 bancos que, por si só, podem influenciar o sistema financeiro global. Portugal não tem bancos globais sistemicamente importantes.

O grupo financeiro espanhol BBVA já não é um banco global sistemicamente importante. Deu lugar ao China Construction Bank. Esta é a grande alteração da lista actualizada dos bancos globais que têm uma importância fulcral no funcionamento do sistema financeiro, divulgada esta terça-feira, 3 de Novembro.

Ao todo, há 30 bancos nestas condições, segundo define o Financial Stability Board, organismo internacional criado pelos G-20 que tem a função de assegurar a estabilidade do sistema financeiro global.

Entre as instituições financeiras com uma dimensão tal que podem ameaçar a estabilidade do sistema encontram-se, por exemplo, o HSBC, o JPMorgan e o Barclays. Estes são bancos que têm de responder a maiores exigências de supervisão, por exemplo no que diz respeito a controlos internos que evitem a excessiva tomada de risco. Além disso, têm de assegurar que uma eventual resolução (intervenção através de um fundo da banca, como aconteceu com o Banco Espírito Santo) não põe em risco o sistema. Mas a grande exigência é em termos de capital: dada a sua importância, têm de dispor de reservas de capital de melhor qualidade para serem capazes de absorver crises.

Na lista de grandes bancos com importância para todo o sistema global, não consta nenhum grupo financeiro português, sendo que, do lado espanhol, conta-se o Santander. O BBVA abandona a lista e dá lugar ao China Construction Bank, que se junta aos Agricultural Bank of China, Bank of China e Industrial and Commercial Bank of China.

Desde que este conjunto foi constituído, em 2011, que se prevê a revisão, com base na metodologia definida pelo comité de supervisão bancária de Basileia, dos 30 elementos que constituem a lista. Acontece todos os anos, pelo que a próxima alteração determinada pelo Financial Stability Board, liderado pelo governador do Banco de Inglaterra Mark Carney, deverá ocorrer em Novembro de 2016.

Parceira do Santander é seguradora de importância sistémica

Também esta terça-feira, 3 de Novembro, foi revelada a lista das nove seguradoras globais com importância sistémica. A Aegon, parceria do Santander em Portugal, foi adicionada, tirando o lugar da Generali, também com presença em território nacional.

Allianz, AIG, Aviva, Axa, Metlife, Ping an Insurance Company of China, Prudencial Financial e Prudencial são as restantes seguradoras consideradas pelo FSB.

O FSB, criado por decisão do grupo de países G-20, também aprovou novas medidas para facilitar resoluções bancárias transfronteiriças, tema em relação ao qual também colocou vários documentos para consulta pública.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários