O banco central autorizou um novo aumento da linha de liquidez de emergência, após os progressos nas negociações.

A entidade liderada por Mario Draghi voltou a autorizar o aumento do limite para a linha de liquidez de emergência à banca grega, segundo fontes citadas pela Bloomberg. É a quarta vez que isso acontece no espaço de uma semana.

O aumento de hoje é de 1,9 mil milhões de euros, o que eleva o total para 87,8 mil milhões de euros, segundo informações da Bloomberg. No final da semana passada, o banco central grego havia solicitado um aumento da linha de liquidez de emergência em três mil milhões de euros. Mas Frankfurt autorizou a subida em apenas dois mil milhões de euros.

A decisão de hoje do BCE surge após a maior aproximação entre o governo grego e os parceiros europeus. Atenas fez uma nova proposta que foi bem recebida em Bruxelas e as expectativas são de que se poderá atingir um acordo ainda estra semana.

O impasse nas negociações, que se iniciaram há cinco meses, tem levado a saídas significativas de depósitos na Grécia. Só nos primeiros três dias da semana passada, no momento mais crítico das negociações entre Atenas e os credores, saíram dos bancos helénicos cerca de mil milhões de euros.

Fonte: Económico

Comentários

comentários