Mário Centeno e a comissária europeia chegaram a um acordo sobre a recapitalização da Caixa. O Estado pode injectar directamente 2,7 mil milhões de euros, mas o montante total pode ascender a 4,6 mil milhões avança o jornal Público.

O ministro das Finanças, Mário Centeno, terá estado esta terça-feira, 23 de Agosto, em negociações directas com a comissária europeia da Concorrência, Margrethe Vestager, tendo conseguido ver aprovada a recapitalização da Caixa Geral de Depósitos (CGD), noticia o jornal Público. Mas o número de recapitalização directa do Estado que garantiu o compromisso das duas partes foi estabelecido em 2,7 mil milhões de euros.

O jornal adianta que a recapitalização da Caixa será realizada em três fases. Um através da injecção dos 2,7 mil milhões; outra através da conversão dos chamados “CoCos” – créditos convertíveis em acções – no valor de 900 milhões de euros. 1.000 milhões poderão ser conseguidos através da emissão de obrigações por parte do banco.

No total, a recapitalização do banco estatal poderá assim ascender a 4,6 mil milhões de euros, um número que fica em linha com o que já tinha sido escrito e que apontava para valores entre os 4 e os 5 mil milhões de euros.

Este é mais um passo para que a nova administração da CGD entre em funções, sendo que para que António Domingues assuma a liderança do banco público será preciso que renuncie à administração da Nos, o que ainda não aconteceu, como avança o Negócios.

O Público diz ainda que a equipa de administradores executivos e não executivos deverá ser composta por um máximo de 15 membros, com sete executivos e oito não executivos. Mas esta composição só deverá estar completa dentro de seis meses, depois de o Banco Central Europeu (BCE) ter chumbado oito nomes, entre os 19 propostos, de administradores para a CGD.

Fonte: Negócios

Comentários

comentários